domingo, 30 de janeiro de 2011

PUDIM 4 MINUTOS

Depois de ter lido e relido comentários, no facebook, à receita deste pudim e de como ele era bom, resolvi experimentá-lo.
Claro que me deixei seduzir pela simplicidade dos ingredientes e pela rapidez de execução, ideal para a preguiça de um almoço domingueiro.
Copiei daqui. mas aumentei ao açucar e juntei raspa de limão. Provavelmente também deve ficar bom com um pouco de vinho do Porto a substituir a baunilha.

PUDIM 

3 ovos
250ml de leite
5 colheres de sopa de açúcar
caramelo para a forma
3 gotas de aroma de baunilha
raspa de limão

Batem-se os ovos com o açúcar.
Junta-se o leite, a baunilha e a raspa de limão.
Barra-se uma forma com o caramelo, deita-se a mistura e coze-se no microondas durante 4 minutos, na potência máxima.
Serve-se frio.


Mais simples do que isto não pode haver e fica mesmo saboroso!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

CACHECOL


Diz o povo:

«Quem parte e reparte e não fica com a melhor parte ou é tolo ou não tem arte»

Este é para mim! :)

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

TRICOT

O tempo está frio e mesmo convidativo a trabalhar com lãs.
Por isso resolvi fazer um casaquinho para fazer conjunto com aquelas meias que já aqui tinha mostrado.
Ficou mesmo fofinho, não ficou?

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

CAPA

Esta é a nova capa do meu livro de receitas.
Já tinha feito uma para as amigas, também tinha que fazer uma para mim. Com a vantagem de agora já ter experiência,ser mais rápida e não cometer tantos erros.
Está a ficar bem gira, não está? Os tecidos e o botão comprei-os na 512 ideias.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

BOLSA E CACHECOL

Há uma princezinha no Sul, linda, linda, muito inteligente que gosta de gatos e adora cor-de-rosa. 
Não a conheço mas já me falaram muito dela. Sim ,que isto de princesas não se conhecem todos os dias...
Já que por aqui abundam os trapinhos dessa cor, resolvi fazer-lhe um cachecol. Pois, porque no Sul também faz frio e as princesas precisam de ir quentinhas para a escola. 
E como a vaidade não escolhe idades fiz-lhe uma bolsinha a condizer. Espero que ela goste!


Para fecho coloquei-lhe um lindo botão, que acho delicioso e me foi oferecido pela Kathryn, da Austrália.


Espero que a princesa fique quentinha e se sinta feliz de cada vez que os usar!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

SSCS FINALY ARRIVED!

Oooooooooh myyyyyyyy Gooooooooooood!
My SSCS parcel finaly arrived!
It's hard to belive that this package travelled arround the world and that one month later arrived to my home. I wasn't really expecting it any more. If it could speak who knows the storys that he could tell us!?
I've follow every steps like it was Christmas.


First a picture of the parcel, so well draped, after that, opening the little ornament. Another picture!


I've read the beautiful card that Wendy right to me.
Finaly opening the big one.Another picture.
You may not belive but in my head  there were carols singing « On the first day of Christmas...».Eheheheh!


I'm a lucky girl, look what a marvelouse work that Wendy B made me!
Such a beautiful fabrics and the wonderful and perfect red work that she have done.



I wasn't too much desapointed for not receive my parcel because I didn' know what it was, but I belived that she was very disapointed that her beautiful work could be lost ! I think she is so happy like I am now!
I can not use the table runner or the ornament now, but belive me I will keep it very well to use them next year. Thank you, I've love it very much, You have made my day. And you know, " Christmas is whenever men want it to be "...even in a 17 of January!
I also want to thank Chookyblue for making possible that people around the world, so different and so far way, can be friends! It's magic!

domingo, 16 de janeiro de 2011

PANQUECAS

Constipada e com chuva lá fora, este foi um fim de semana de muito sofá, muita televisão, lareira e algum tricot. Claro que ainda estou a fazer o tal casaco em fair isle. Já fiz as costas e uma frente e meia.Quando estiver pronto mostro-o.
Ora entre zappings, descobri que ainda dá o Oliver e a Nigella, na SIC Mulher. Não, não se espantem, não sabia porque eu à semana não vejo televisão no Porto.
Assim fiz panquecas de maçã, inspirada numas que o Oliver fez com pêras. Ficaram óptimas e são para repetir.


PANQUECAS DE MAÇÃ

1 caneca de farinha com fermento
1 caneca de leite
uma pitada de sal
1 ovo
raspa de uma maçã (ou outra fruta à mão)

Mexem-se todos os ingredientes, deita-se massa às colheradas numa fritadeira untada com manteiga e deixam-se alourar as panquecas dos dois lados.
Já no prato, cobrem-se com uma boa dose de iogurte e regam-se com mel.

Rápidas, saborosas e saudáveis!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

ALHEIRAS

Este um dos meus pratos favoritos para esta época, já aqui o tinha dito antes.Não tem nada de especial, é bem fácil e rápido de preparar mas adoro o sabor!
Batata cozida, grelos salteados em azeite e muito alho, uma belíssima alheira bem tostadinha e ovos. Atenção que são caseiras não são das compradas no super, embora já haja por aí alheiras muito boas.(Esqueci-me foi de cozer os ovos)


O segredo para elas ficarem tostadinhas e não rebentarem é picá-las muito bem, a toda a volta, com um alfinete fino e depois levá-las ao lume muito lento numa frigideira sem gordura.Elas vão largando a sua própria gordura através dos furinhos, se for muita pode-se escorrer, tem é que se manter o lume no mínimo!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

BATATAS GRATINADAS

Para variar um pouco os "eternos" acompanhamentos de arroz, batata frita, batata assada, puré, resolvi fazer batatas gratinadas à "la Nigella", com a receita alterada,com o meu toque pessoal como é costume!
Descasquei e cortei as batatas às rodelas, nem muito finas nem muito grossas e levei-as a cozer em leite com sal, manteiga, alho e natas.( Não deitei a cebola picada que ela manda).
Dei-lhes apenas uma cozedura para não ficarem moles nem se desfazerem. Deitei tudo para uma taça, polvilhei com muito queijo ralado ( que ela não usa) e levei ao forno até ficarem muito cremosas e douradas.
Foi de comer e chorar por mais!


(Transbordou um bocadinho e ficou com este aspecto, mas estávamos na quinta, só nós, e até deu um ar mais rústico à refeição! )

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

SOPAS

E porque é Inverno e está frio, nada melhor do que sopas ricas, quentes, aveludadas, que nos aquecem por dentro e por fora.
Esta é de legumes e  a grande novidade ( para mim que nunca tinha experimentado) é que leva aveia inglesa que comprei no mercado de Matosinhos.
Já a tinha visto várias vezes e desta não resisti e perguntei à vendedora para que servia e como se cozinhava. Saí de lá com a aveia e com a receita.
É preciso por a aveia de molho como o feijão, de um dia para o outro.
Depois fiz uma sopa normal com os legumes todos que costumo usar, colocando a hortaliça e a aveia num cesto de inox dentro da panela e da água. No fim, retirei o cesto, passei a sopa com a varinha e juntei a aveia e a hortaliça. Fica aveludada, saborosa e a textura da aveia é óptima.


Acrescento para quem tem dúvidas, eu também não conhecia o produto mas já o tinha visto várias vezes à venda no mercado de Matosinhos, onde vou muitas vezes ( não é em campanha, como o Portas), por ser cliente assídua do peixe. Encontra-se nas vendedoras de hortaliças, logo na entrada de cima.
Vende-se avulso e ao quilo (pasmem, que a ASAE ainda não descobriu isso) e pelos vistos é um produto tradicional, muito usado pelas pessoas mais desfavorecidas para engrossarem e enriquecerem as sopas, (palavras da senhora da hortaliça).
Vai daí perguntei pormenores técnicos sobre a preparação e a senhora, com ar desconfiado por causa daquilo lhe parecer tão óbvio, explicou-me tudo direitinho como se eu fosse assim meia lerdinha das ideias, estão a ver?
Eu não me desmanchei, tirei as minhas dúvidas e comprei meio quilo para experimentar. Coloquei-a toda de molho e congelei a que não usei, em cada sopa basta usar um bom punhado.Como gostei, para a próxima trago mais!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

GOSTOS NÃO SE DISCUTEM...

Janeiro é um mês longo, muito longo... todos os anos. 
E atenção que para mim isso não é mau!
O frio do Inverno, as geadas que cobrem tudo de branco ou as bátegas de água que nos encharcam dias a fio, a vontade do calor e do fogo, os dias tão curtos e as noites tão looooooongas, convidam-nos a hibernar, mas não podemos.
A mim traz-me sempre o desejo dos trabalhos manuais. Tenho um secreto prazer em manusear as lãs, em afagar os tecidos, em pintar, bordar, coser e criar seja lá o que for, mesmo que vá acabar, inútil ,num qualquer canto da casa!
Gosto de acreditar que é um sentimento ancestral, vindo das inúmeras mulheres que me antecederam, de tempos imemoriais, que aproveitavam o Inverno e a impossibilidade de trabalharem os campos, para fiarem e tecerem.
Li há muitos anos os quatro volumes de « As Brumas de Avalon», de Marion Zimmer Bradley e foi lá que melhor senti descrito este longo, monótono, nostálgico e letárgico passar do tempo, que eu aprecio. 
A morte aparente da natureza e a espera pelo seu renascer, pujante de vida. 
Foi naquelas mulheres, nos trabalhos que executavam, nas suas conversas e rituais, naquele passar de tantos anos e na repetição de tantos Invernos, que eu identifiquei e me consciencializei do meu gosto e prazer enorme por esta época do ano que vai de Outubro até finais de Fevereiro.
Já agora, o livro é um relato da época do mítico rei Artur mas é espantoso porque todos os factos nos são contados do ponto de vistas, da força, do domínio, do amor e do sofrimento das mulheres, desde Morgana até Guinevère e isso torna-o diferente e muito interessante para quem gosta do género.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

FRIO

Este foi um final de tarde bem produtivo.
Depois de tanta chuva e de ouvir o vento assobiar nas arestas do prédio e frinchas mal fechadas das janelas, sentei-me à minha mesa de trabalho e saíram estes dois cachecóis tão quentinhos.
Já sei a quem os vou oferecer.
Também já estão mais dois com tecidos escolhidos, para fazer amanhã.
É o tempo de cachecóis!