quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

ALHEIRAS

Este um dos meus pratos favoritos para esta época, já aqui o tinha dito antes.Não tem nada de especial, é bem fácil e rápido de preparar mas adoro o sabor!
Batata cozida, grelos salteados em azeite e muito alho, uma belíssima alheira bem tostadinha e ovos. Atenção que são caseiras não são das compradas no super, embora já haja por aí alheiras muito boas.(Esqueci-me foi de cozer os ovos)


O segredo para elas ficarem tostadinhas e não rebentarem é picá-las muito bem, a toda a volta, com um alfinete fino e depois levá-las ao lume muito lento numa frigideira sem gordura.Elas vão largando a sua própria gordura através dos furinhos, se for muita pode-se escorrer, tem é que se manter o lume no mínimo!

4 comentários:

akombi disse...

tb gostamos bastante de alheiras e aqui mais pró sul encontro-as num talho que penso serem alheiras de confiança e bem parecidas com as que comi á anos em mirandela.....não conhecia esse truque, as minhas rebentam quase sempre, cozinho-as só untando a frigideira com azeite e em lume brando.

clarindaoliveira@gmail.com disse...

Boa tarde Noemia!!!

Tomei a liberdade e entre em sua "casa" por causa das alheiras:)

Também adoro alheiras, e tenho a sorte de ter uma prima prendada em Cabeceiras de Bastos e é o 2º Natal que as fazemos.... isto para lhe dizer que também (penso que sabe) e colocadas no forno ficam também divinais.....

Obrigada por partilhar tanta sabedoria.... adorei as meias:) um dia ainda me aventuro.

Linda

Noémia disse...

Então kombi, se as tuas rebentam, experimenta assim e vais ver que ficam bem! :)

Boa tarde Linda, fez bem em entrar, gosto sempre de receber visitas. :)
É uma sorte ter assim uma prima, eu sei do que falo porque tenho duas que são peritas em alheiras, com sabores totalmente distintos ( as alheiras, não as primas:))devido aos temperos que usam. No forno também ficam muito bem mas eu prefiro-as assim, hábito de sempre as ter visto cozinhar desta maneira.
Quanto ao fazer meia, experimente. É menos complicado do que o que parece e é viciante! :)

ameixa seca disse...

A minha mãe consegue a proeza de lhes tirar a pele e deixá-las direitinhas. Só depois é que as leva a estalar, sem gordura nenhuma, claro :)