sexta-feira, 4 de outubro de 2013

PASTILLA DE FRUTOS DO MAR

Quando fui a Marrocos, no Verão, um dos pratos mais saborosos que comi num dos restaurantes a que fui, foi uma Pastilla de frutos do mar. Meti logo na cabeça que haveria de fazer uma igual. 
Como diz o meu pai, para se meter comigo mas muito a sério, " O que a minha filha vê com os olhos faz com as mãos", assim foi. 
Fiz uma pastilla óptima, saborosa e parecidíssima com a que comi lá.
Até nem foi nada difícil, foi bastante rápida de fazer e de grande efeito visual.Não se deixem desmoralizar, custa muito mais a explicar como é do que a fazer.
O marido gostou e o  meu filho adorou! (Pois, a minha filha é vegetariana, não comeu).


Ao que apurei nas minhas investigações, esta pastilla tão marítima é originária de Rabat, da zona do Puerto Viejo e é, tal com todas as outras pastillas, um folhadinho pequeno, 18 X 8 cm no máximo, em doses individuais.
Esta, comi-a em Marrakech, era redonda e monumental e foi assim que a fiz.
Não duvidem em deitar o açúcar e a canela pois isso faz toda a diferença no sabor do prato e contrasta maravilhosamente bem com o picante.



Pastilla de Frutos do Mar

300 gr de pescada (pode ser outro peixe sem espinhas)
400 gr de camarão descascado
400gr de lulas limpas e às rodelas
8 folhas de massa brick
200gr de noodles
3/4 de uma embalagem de cogumelos
meia malagueta
salsa e coentros ( muitos)
2 c.café de pimentão doce e 2 de cominhos
sal e pimenta a gosto
açúcar em pó e canela para polvilhar

Numa frigideira alta e antiaderente ou num wok, deitar um fio de azeite e saltear as lulas, em seguida juntar os camarões e o peixe.
Cozinha um pouco, juntam-se os cogumelos e tempera-se com todos os condimentos, mexendo para incorporar. 
Tapa-se e deixa-se cozinhar mais uns minutos.Polvilha-se com a salsa e os coentros, misturando.
Por fim acrescentam-se os noodles já cozidos ou, como eu fiz, crus acrescentando um pouco de caldo para eles cozinharem, o que demora pouquíssimo. Este preparado não deve ficar com molho, só um pouquinho mesmo.
Forra-se uma outra frigideira com folhas brick, pincelando com ovo batido entre cada sobreposição, que deve cobrir e transbordar da frigideira, uma vez que é necessário virar para dentro as bordas.
Coloca-se o recheio dentro da massa, cobre-se com mais folhas brick, desencontradas, e vira-se para o interior as bordas, "colando" sempre com o ovo batido. Deve ficar um enorme pastel.
Vai ao lume com um fio de azeite até tostar e ficar estaladiço, vira-se para um prato e faz-se deslizar de novo para a frigideira para cozinha do outro lado.
Serve-se quente, polvilhado de açucar em pó através de um coador e fazendo carreirinhas com a canela, só na altura de ir à mesa.

Muuuuuuuuuiiiiiiiito bom !

Sem comentários: