domingo, 13 de outubro de 2013

FOCACCIA

Não há nada melhor do que uma tarde de domingo, chuvosa e ronceira, na quinta, para fazer pão. Em que a preguiça, a impossibilidade de andar pelo campo, aliado a um certo fresquinho que já se faz sentir, nos empurra para a cozinha.
É uma sensação de conforto, de comida para o coração, de satisfazer toda a família.
Fiz duas focaccias, uma de tomilho e queijo de cabra e outra de alecrim e azeitonas. A massa é a mesma, dividida em duas.



1,5 c de café de fermento granulado para pão
500 gr de farinha tipo 55
250 gr de água
60 gr de azeite
1 c de café de sal

Deitei estes ingredientes, por esta ordem, na máquina do pão e escolhi o programa massas.
No fim do tempo de amassar e levedar, retirei a massa para um tabuleiro, polvilhei com farinha e fiz duas bolas que trabalhei um pouco, envolvendo as ervas aromáticas, numa o tomilho e noutra o alecrim, frescos, acabadinhos de apanhar na horta.
Tapei com película transparente pulverizada com óleo e coloquei ao pé do forno, que estava a aquecer, para levedar mais 30 min.
Por fim envolvi as azeitonas na massa com tomilho e abri a massa com um rolo, abri também a outra bola e coloquei cada uma em seu tabuleiro, pincelei com azeite, espalhei mais ervas por cima de cada uma e levei ao forno médio, 30 min, trocando os tabuleiros a meio da cozedura.



Huuuummmmmmmm, que saborosos e perfumados. Não sobrou nada, todos adoraram!


Sem comentários: