domingo, 11 de maio de 2014

PORCO ASSADO COM BATATAS NOVAS

Às vezes há determinadas peças de carne que não entram no nosso menu habitual ou por preconceito ou por falta de tradição ou por outro motivo qualquer. 
O facto é que, ultimamente, influenciada por chefes variados, tenho experimentado determinadas receitas com carne que habitualmente não cozinho, caso do pernil de porco anterior e esta agora da barriga de porco feita pela Annabel Langbein. São saborosas, rápidas e económicas.


Comprei uma tira larga de barriga de porco, mesmo antes das costelas, e pedi que dessem uns golpes longitudinais no couro.
Temperei com sal e pimenta do lado da carne. Coloquei numa assadeira, em cima de folhas de salva, com o couro virado para cima.
Foi ao forno, durante meia hora, na temperatura máxima.
Ao fim desse tempo, a gordura derreteu e a pele ficou estaladiça. Enchi a assadeira de leite até ao nível do couro, sem o molhar, para continuar crocante e foi ao forno mais hora e meia mas, desta vez, a 160º.
Servi com batatas novas que cozi e depois de as "riscar" com um garfo, levei ao forno temperadas com azeite e tomilho e salada de alface e cebola, com vinagre balsâmico.

Sem comentários: