quinta-feira, 30 de outubro de 2008
FAT QUARTER
quarta-feira, 29 de outubro de 2008
CICLAMES
segunda-feira, 27 de outubro de 2008
O AMANTE

Fiz essa primeira leitura quando ainda não havia o filme e ainda bem!
Não acho que o filme consiga apanhar o espírito do livro, porque quase não há acontecimentos, nem acção.
O enredo situa-se numa descoberta de emoções, de vivência de sentimentos que nasce como um manancial, no interior de cada personagem. O livro está escrito na primeira pessoa como se fosse uma confissão dolorosa arrancada da memória da autora.
« Tenho ainda a dizer-vos que tenho quinze anos e meio. É a passagem de uma barcaça no Mékong. A imagem dura toda a travessia do rio.»
« Trago um vestido de seda natural,usado, quase transparente.É um vestido sem mangas muito decotado(...) Nesse dia, devo trazer esse famoso par de saltos altos de lamé dourado(...). Não são os sapatos o que há de insólito, de extraordinário, nesse dia, na aparência da garota. O que há nesse dia é que a menina traz na cabeça um chapéu de homem de abas direitas ( ...) A ambiguidade determinante da imagem está neste chapéu.»
« Desde o primeiro instante ela sabe qualquer coisa deste género, ou seja que ele está à sua mercê. Logo que outros além dele poderiam também ficar à sua mercê, se a oportunidade surgisse.»
Ele, enreda-se no amor pela diferença desta criança mulher, mima-a, acarinha-a, ensina-a, morre de prazer e deixa-se devorar na teia do desprendimento dela.
Anos mais tarde, de visita a Paris, ele não resiste e telefona-lhe.
« E depois dissera-lho. Dissera-lhe que era como dantes,que ainda a amava, que nunca poderia deixar de a amar, que a amaria até à morte.».
Mas no meio deste romance surgem como alucinações as relações e sentimentos dela com a mãe, com os irmãos, as recordações.
Uma das imagens que me surge imensas vezes ao espírito a propósito das coisas mais variadas, e que me marcou imenso, não sei porquê, é a descrição que ela faz de uma das casa que habitou. Elevada por causa das inundações do Mékong e das monções, à mãe dava-lhe para a lavar de ponta a ponta e esfregá-la com sabão amarelo.
« A elevação da casa acima do solo permite lavá-la com grandes baldes de água, banhá-la como um jardim. Todas as cadeiras estão em cima das mesas, a casa toda escorre, o piano do salão pequeno tem os pés dentro de água (...) e depois ensaboa-se a casa com sabão amarelo. (...) Toda a casa está perfumada, tem o cheiro delicioso da terra molhada depois da tempestade, é um cheiro que nos põe doidos de alegria, sobretudo quando se mistura com o outro cheiro, o do sabão amarelo, o da pureza, da honestidade, da roupa branca, da brancura, da nossa mãe, da imensidão da candura da nossa mãe(...) que se pode ser feliz nesta casa desfigurada que de repente se transforma num charco, num campo à beira de um rio, um vau, uma praia.»

Marguerite Duras ( na foto com 15 anos) nasceu em Gia Dinh, na Indochina ( agora Vietnam), em 1914, onde passou a infância e a adolescência. A autora irá ficar profundamente marcada pela paisagem e pela vida da antiga colónia francesa, frequentemente referidas na sua obra literária.
Duras publica os seu primeiros livros em 1943 e 1944, «Os Imprudentes» e «A Vida Tranquila», respectivamente. A partir de 1959 começa também a escrever argumentos para o cinema, dos quais «Hiroshima meu amor» é sem dúvida o mais conhecido e marcante. Em 1950, com «Uma barrangem conhtra o Pacífico», Duras esteve muito próxima de ganhar o Prémio Goncourt. É no entanto apenas 30 anos depois que a injustiça lhe é reparada, ganhando o prémio por unanimidade com o romance «O Amante».
domingo, 26 de outubro de 2008
JAVALI COM CASTANHAS
sábado, 25 de outubro de 2008
FRIO
PAPAS DE NABIÇA
Numa panela com água, sal e azeite põe-se a cozer um molho de nabiças cortadas aos bocados. Numa tigela, desfazem-se 3 colheres de sopa de farinha em água, de maneira a ficar sem grumos. Quando as nabiças estão cozidas, deita-se a farinha devagar e mexendo energicamente para dissolver sem ficarem grumos. Deixa-se engrossar e está pronta a comer.
BACALHAU ASSADO COM BATATAS A MURRO
CABRAS!
I think blue, in my farm I have five goaths, I don't need any quimics!
sexta-feira, 24 de outubro de 2008
THINK BLUE

E havia, a Ameixinha tinha-me deixado o desafio azul!
Como tinha que sair rápido, nem respondi, lá fui "prá gandaia" e enquanto conduzia ia pensando no testemunho que poderia dar sobre este assunto. O quê?
Claro que me preocupo com o ambiente, claro que reciclo, claro que...
Mas também não uso químicos na minha quinta, a fruta é ecológica, faço compostagem, o meu herbicida para acabar com as silvas e ervas daninhas são as minhas cabras ( sim tenho cabras, nascem cabritos mas não como nenhum, porque os conheço e não sou capaz!).
Neste momento tenho oito cães, porque as pessoas abandonam-nos e eles procuram-me para viverem lá, onde podem ser livres, comer e serem felizes com os meus "rounds" de ternura, em que os derreto.
Aproveito todos os trapinhos, rendas, lãs, botões e transformo-os, reutilizo-os, reciclo-os criando para eles uma nova vida!
«O desafio azul/pensar azul, surgiu de uma campanha de poupança de energia, e depressa ganhou terreno… pensar azul é muito mais que apagar as luzes, ou desligar computadores, pensar azul é uma maneira de estar e ver a vida, tentar defender o nosso maltratado planeta, quem pensa azul recicla, poupa água, tenta ser sustentável…
Este site tem dicas para “pensar azul” e tem até alguns posters e etiquetas em pdf que podem ser impressos e colados onde quiserem…
O meu sonho era que o “pensar azul” saltasse barreiras ainda maiores, passasse para casa, de casa para os amigos, dos amigos para o mundo, o nosso mundo que queremos proteger!!!
Foi então que tive esta ideia… e porque não usar o meio mais engraçado que conheço e que consegue chegar mais longe que alguma vez imaginei?...Porque não lançar um desafio e pintar o nosso planeta de azul?
O meu desafio consiste em sensibilizar estes blogs a serem mais sustentáveis, a pensar mais azul… sei que muitos já o são, mas não tinham ainda uma palavra para o definir, uma camisola para vestir, cada um destes blogs pode usar o selo e partilhá-lo com outros… a ideia principal é tornar o planeta mais azul por isso há que levar esta mensagem bem longe…
Aqui está o link para os posters e etiquetas, talvez possam imprimir alguns e colar por aí…E quem sabe postar essas fotos? as ideias sei que não vão faltar :)»
frankenstein would want your mind - Mary nor shelley
Blog do Bergamo - Bergamo
Chucrute com salsicha - Fer
Considerem-se desafiados … acho que já pensam azul, só falta usar o selo e lançar esta aventura … até onde vamos chegar?
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
BADALADAS!
Pois hoje, ao bater das 16h, transformou-se não em carruagem mas nuns deliciosos bolinhos!
BOLINHOS DE ABÓBORA
1kg de abóbora-menina
3 ovos
200gr de farinha
200gr de açucar
raspa de 1 limão
canela a gosto
nozes aos bocados (pode ser fruta cristalizada, mas não tinha)
Num alguidar fui deitando por ordem os ingredientes e misturando muito bem. Caso seja necessário pode-se acrescentar mais farinha para a massa ficar suficientemente firme.
Fritei numa mistura abundante de azeite e óleo ( conforme o gosto) e polvilhei de açucar com canela (muita).
Já comi e estão deliciosos!
Só que ... ainda não fizeram efeito! Nunca mais me transformo em princesa!Será que vai ser só à meia-noite?
Do you remember the orange pumpkin? I want to make some jam but I forgot how to do it and I've made a mistake. Today at 16h I've transformed the pumpkin in these delicious cookies!
terça-feira, 21 de outubro de 2008
SURPRESA Nº 2
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
EU QUERO UMA CASA NO CAMPO...
Pois é, a mim só se me atarem de pés e mãos!
MOLHO PESTO
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
SEXTA
Pode parecer um lugar comum, mas esta semana sinto-me tão cansada, trabalhei tanto, aconteceram tantas coisas ao mesmo tempo, que a frase atinge outra dimensão, acreditem!
Tive o trabalho normal de todas as semanas em casa e no emprego, preparei e presidi três reuniões, assisti a mais duas, quarta e quinta trabalhei doze horas seguidas, tive o meu aniversário e infelizmente também tive o velório e funeral de uma amiga!
Foi ou não foi uma semana de doidos?
Só me quero enroscar numa manta, atirar-me para qualquer cama ou sofá, dormir e ler e, como dizia a outra senhora «Óh Margarida, me traz um chá!», eu digo «Aguém me traga de comer!».
Não estou para cozinhar!
Eu depois comento-o para a Academia...

quarta-feira, 15 de outubro de 2008
terça-feira, 14 de outubro de 2008
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
TOMAR
Do hotel,a vista do castelo e já perto, as muralhas
A entrada e já dentro a curva do castelo
Eis que surge a joia na sua glória! E o manuelino
O luxo dos azulejos e o pormenor dos dourados
A preciosidade da louça pintada.Os claustros...muitos!
O cinto mais belo de pedra lavrado! As gárgulas
Um rechaud da época na cozinha. O refeitório
As talhas do azeite. Uma das magníficas rosáceas
Onde levedavam a massa. A enorme sala do forno do pão
O Convento de Cristo, histórico monumento na cidade de Tomar (freguesia de S.Joao Baptista), classificado pela UNESCO como Património Mundial, pertenceu à Ordem dos Templários. Fundado em 1162 pelo Grão-Mestre dos Templários, dom Gualdim Pais o Convento de Cristo ainda conserva recordações desses monges cavaleiros e dos herdeiros do seu cargo, a Ordem de Cristo, os quais fizeram deste edifício a sua sede. Sob Infante D. Henrique o Navegador, Mestre da ordem desde 1418, foram construídos claustros entre a Charola e a fortaleza dos Templários, mas as maiores modificações verificam-se no reinado de D. João III (1521-1557). Arquitectos como João de Castilho e Diogo de Arruda procuraram exprimir o poder da Ordem construindo a igreja e os claustros com ricos floreados manuelinos que atingiram o máximo esplendor na janela da fachada ocidental.
Tirado da wikipédia
I spend all the weekend in Tomar, a beautiful city in Portugal center.
The Convent of the Order of Christ (Portuguese: Convento de Cristo), in Tomar, Portugal, was originally a Templar stronghold built in the 12th century. After the Order of the Knights Templar was dissolved in the 14th century, the Portuguese branch of the order was turned into the Knights of the Order of Christ, which supported Portugal's maritime discoveries of the 15th century.
The Convent of Christ of Tomar is one of Portugal's most important historical and artistic monuments and has been in the World Heritage list of UNESCO since 1983.
Tirado da wikipédia
quinta-feira, 9 de outubro de 2008
OUTONO
É a estação do ano que prefiro. Já vos disse que me apaixono pelas cores e, nesta altura do ano fico, encantada com os tons com que se veste a natureza.
I love Fall!
It's my favorite season of the year. I fall in love with the colors of nature. It's only the first red on the trees... and those are common photos that I intent to show you many times. The first one is near my house. Second is in front my window at work.
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
FEBRE DAS MEIAS
terça-feira, 7 de outubro de 2008
TARTE DE MAÇÃ
Tarte rápida e saborosa.
150gr de açucar, 150gr de farinha, 150gr de manteiga, 3 ovos e 4 colheres de sopa de leite.
Misturar tudo, deitar numa forma de tarte untada, cobrir com maçã fatiada, polvilhar de canela e levar ao forno por 20m, a 170 gº. Depois de pronta pincelar com geleia.