quinta-feira, 17 de julho de 2008

AVEIRO



Fui dar uma volta por Aveiro e pela Costa Nova. O tempo esteve excelente, a paisagem é linda e fui com um grupo divertido.
Depois de vermos a casa de Egas Monis, nosso 1º Prémio Nobel, e as suas colecções, fomos para a fábrica da Vista Alegre. Visitamos a capela privada, única na Europa, com os seus dois púlpitos, a Sagrada Família no altar-mor, a estátua semi-sentada do seu fundador, os tectos pintados com a genealogia de Cristo etc. Depois visitamos o museu da fábrica e apreciamos a magnífica variedade de louça Vista Alegre e cristais Atlantis (pertence ao mesmo grupo) ao longo dos tempos e que está à mesa de todas as coroas da Europa, a única que possui licença de fabrico de colecções como a de Art Museum de Nova Yorque, que usa ouro autèntico para fazer os seus dourados. Foi pena já não haver tempo para visitar a fábrica e ver cada uma das etapas de fabrico de cada peça! Ainda houve tempo para visitar a loja da fábrica e comprar algumas "coisinhas".
O almoço não primou pela originalidade nem pelo serviço, podia ter sido bem melhor, o restaurante da marina assim nos pareceu prometer mas não cumpriu. Valeu estar tão perto da água e vermos os barcos de recreio sairem.
Ainda houve tempo para ir até Aveiro, dar uma volta de moliceiro pelos canais e apreciar aquela a quem chamam a Veneza portuguesa! Compramos uns ovos moles e regressamos.
Amanhã à noite começam as férias e estou feliz!

6 comentários:

Bergamo disse...

Aprendi muito com Hesse, principalmente com Demian, que marcou profundamente a minha adolescência. Esses que você citou ainda não li.
Abraços,
Marcelo

Bergamo disse...

Existe um doce chamado Ovos Moles de Aveiro?
Abraços,
Marcelo

Noémia disse...

Marcelo,os ovos moles de Aveiro são doces muito bons e famosos.Basicamente consiste em levar 300 a 500gr de açucar a ponto de espadana e depois de morno juntar-lhe 8 a 12 gemas de ovo, lentamen até até encorporar. Leva-se de novo ao lume, lento, mexendo para não pegar.Dá para rechear e cobrir bolos ou dá para comer à colher.Em Aveiro recheiam com ele massa de hóstia com feitio de conchas ou enchem barricas de madeira, para vender. Há em qualquer confeitaria!

ameixa seca disse...

Noémia, eu adoro Aveiro e, apesar de ter tirado o curso superior em Coimbra, os jantares do meu grupo de amigos são maioritariamente feitos em Aveiro. Porque será? :p
Se deixarem como uma caixa de ovos moles sozinha, e na Costa Nova também há as famosas "tripas" :) São deliciosas. Eu também fui ao museu da vista alegre e à fábrica. É impossível não comprar nada :)
Então desejo-te umas óptimas férias ;) Mas não deixes de dar notícias ok?
Abraço

Bergamo disse...

Testarei essa receita!!! Gosto pouco de açúcar..rsrrsrss...acho que comerei uma caixa de ovos moles como a Ameixa Seca.
Abraços.

Noémia disse...

Ameixa e Marcelo,depende do estômago de cada um, mas uma caixa de ovos moles não deve fazer tão mal assim!