sexta-feira, 25 de julho de 2008

VIAGEM

Trás-os-Montes faz parte das minhas recordações de infância e da juventude tardia. São inúmeras as histórias que poderia contar sobre o mês de férias que sempre passava numa aldeia raiana, do período em que estudei por 3 longos anos de exílio, numa das capitais desta província, as incontáveis peripécias que vivi nas viagens até ao Porto, ainda neste período. Tenho-as tristes, romanticas,alegres, hilariantes, surreais...ficam para uma outra vez.
Hoje, porém venho-vos mostrar apenas algumas imagens que recolhi, numa viagem relâmpago que fiz esta semana, por aí acima, revendo esses montes agrestes que escondem tanta beleza natural e outros mais arranjadinhos como meninos bem penteados, com risquinhas de oliveiras e vinhedos. Rios e cascatas, parques de merendas, pombais e aves de rapina, aldeias meio escondidas, outras velhas e abandonadas, estátuas preguiçosas conversando na sombra da tarde, sinais de trânsito pouco usuais, castelos, fins de tarde através de estradas que tudo serpenteiam!...
Para mim, prefiro esta região no Outono em que a natureza se veste de tons mais fabulosos, quentes e ricos, em que cada recanto surge em tramas de brocados de todas as tonalidades de verde, passando pelos amarelos, vermelhos, ocres e castanhos...uma sinfonia para os olhos!

3 comentários:

Bergamo disse...

Essas "viagens relâmpago" são tão interessantes. Aqui nesse Brasil tão vasto, necessitamos de horas e horas de avião para a paisagem mudar tanto de visual...o que "encarece" demais os passeios.
Já aproveitando a mensagem: Qual a melhor época para conhecer Portugal? Outubro seria um mês adequado?
Abraços,
Bergamo

ameixa seca disse...

É uma das regiões mais bonitas que temos no país. Os verdes são diferentes no Minho e em Trás os Montes :)

Noémia disse...

Pois é ameixa a diferença da paisagem é grande:)
Bergamo, tirando os meses de Novembro, Dezembro e Janeiro que são mais frios e chuvosos, qualquer altura é boa para visitar Portugal!Se quiser mais detalhes diga que eu mando-lhos por mail.