sexta-feira, 27 de novembro de 2009

ROSETAS

Para continuar com a onda de Natal e começar os preparativos, resolvi fazer estas rosetas, super fáceis e rápidas, em linha dourada porque a prateada estava esgotada, para pendurar na árvore ( só aqui e além para não ficar pirosa).
São enfeites originais, pessoais e podem-se sempre acrescentar todos os anos, consoante a paciência de cada um, pois é só dar ao dedo!


Os modelos foram tirado de uma revista japonesa, que não tem nada a ver com o Natal, isso foi uma adaptação minha, e que tem rosetas lindíssimas, com esquemas facílimos de seguir.Deixo-vos aqui as imagens para ver se concordam ou não comigo, de como dá logo vontade de pegar na agulha e linha!?




Entusiasmem-se, já que os metereologistas dão mais um fim de semana de chuva!

Bom fim de semana

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

CHRISTMAS LOOK

É oficial. O Natal está aí!
As ruas estão todas iluminadas em branco neon e azul, as casas comerciais enfeitadas com árvores, bolas, luzes e azevinho.
Ah! E prendas.
Muitas prendas, bem embrulhadinhas e de lindos laçarotes. Já há casas particulares todas enfeitadas porque pelas janelas vêem-se as luzes a piscar. O meu porteiro aderiu à onda natalícia e o átrio da entrada do prédio já tem montada a costumeira árvore de Natal, enorme, cheia de bolas, luzes e brilhos.
Com tudo isto, mais o frio que se tem sentido nestes dois últimos dias, não há portanto como escapar, finalmente entrei na onda.
Deitei o stress, a ansiedade e a pressão de reuniões e mais reuniões para trás das costas, atirei com o relógio e com os prazos das tarefas que tenho que cumprir às malvas e pus-me a trabalhar no visual do blog para o Natal e a fazer a lista dos presentes que vou oferecer a cada um.

Afinal, hoje é dia 25, falta um mês para o Natal!

Há que ser metódica porque um dia destes saio de casa desenfreada e entro na maré consumista das compras. E este ano não quero andar muitos dias ocupada com essa preocupação nem guardar nada para os últimos dias.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

BOLO DE BACON

Hoje deu-me uma fome tremenda ao lanche, coisa rara porque quase nunca tenho fome e sobretudo porque quase nunca lancho.
Vai daí estava quase como a outra - « Oh Anselmo, apetecia-me algo...!».
Folheei umas revistas por aqui e descobri uma receita, naquela célebre "Teleculinária Gold", que há já muito andava com vontade de experimentar porque a tinha achado muito apetitosa.
Não se pensa mais no assunto, disse para comigo, vai ser hoje e já.
É muito simples de executar, rápida e económica. O sabor esse nem se fala, é mesmo muito bom, quente ou frio!


BOLO DE BACON

1 cebola
1dl + 1 c.sopa de azeite
200gr de bacon cortado
150 gr de farinha
1 c.de chá de fermento em pó
3 ovos
1,2 dl de leite
sal e pimenta q.b.
100gr de queijo mozarela ralado
manteiga para untar


Liga-se o forno a 180ºC e unta-se uma forma de bolo inglês com manteiga.
Numa frigideira leva-se uma cebola a fritar na colher de sopa de azeite. Quando está translúcida junta-se o bacon e deixa-se cozinhar um pouco.
Numa tigela, mistura-se a farinha com os ovos, o dl de azeite, o leite, o sal e a pimenta, batendo bem.
Adiciona-se o bacon com a cebola a esta mistura e ainda o queijo ralado, misturando delicadamente.
Vai ao forno 45 min. Verifica-se a cozedura com um palito. Desenforma-se e come-se quente ou frio.


Experimentem que não se vão arrepender!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

ESTRELA DE NATAL

Este fim de semana decorreu tal como vos tinha dito e ainda um pouco mais.
No meio de chuva, filmes, tricot e revistas, ainda houve tempo para os amigos.
Apareceram no sábado, para jantar e acrescentamos mais o ingrediente das comidas e bebidas ao sábado chuvoso.
A ementa?
Coisinhas leves ... rissóis, croquetes, pézinhos de coentrada, ameijoas à Bulhão Pato, sopa à lavrador, rojões com arroz de sarrabulho e para terminar leite creme e bolo de milho com coco.
No fim, depois dos digestivos e de muita conversa, umas bilharadas e matraquilhos para rematar. Uma noite bem passada, sem dúvida.

Os amigos são aqueles que dão cor e alegria aos nossos dias.

E por falar em cor, uma das minhas amigas deve ter lido por aqui que ando a milhas do espírito natalício e resolveu dar uma ajudinha, levou-me esta linda Estrela de Natal, provavelmente para ver se me animo!


sexta-feira, 20 de novembro de 2009

FIM DE SEMANA

O tempo corre desenfreadamente e eu vou, entre dias de chuva e ventania ou de sol, lutando contra todas as tarefas que tenho que cumprir, nas datas aprazadas.
A semana passa num crescendo de horas acumuladas, roubadas ao sono, que se traduzem por amanheceres ensonados, mal-dispostos em que me arrasto mecânicamente até engolir o 1º café.
Aaaaah, e finalmente é sexta-feira, promessa de descanso, de repor as horas de sono perdidas e de tempo de lazer.

Já não sei o que é pegar num trapinho, num livro, em qualquer passatempo em que possa descontrair umas horas. Não tenho feito nada a não ser os cachecois ao fim de semana.É por isso que não tenho escrito nada e vos visito tão pouco.Com tantas horas ao computador a trabalhar, já nem me apetece!

Vejo as ruas iluminadas (pobremente, diga-se de passagem, deve ser da crise), as montras enfeitadas, cheias de coisas natalícias a apelarem ao nosso lado consumista e digo-vos...ainda não consegui assimilar que estamos a um mês do Natal!

Nem vestígios de espírito natalício! Eu, que adoro o Natal!

Bem, os metereologistas dão chuva para todo o fim de semana. O céu está negro, o vento assobia nas arestas do meu prédio, as gaivotas, essas, divertem-se à grande a pairar lá no alto, passando de vez em quando rente à minha janela.

Eu já me preparei para o fim de semana e, enroladinha no quentinho do meu sofá, já tenho com que esquecer o mau tempo!


Mais um cachecol roxinho, roxinho como a revista em baixo, embora nesta foto não pareça, tirado da mesma revista japonesa.


Revistas de Natal com os meus hobbies preferidos, para ver se o espírito da época me bate forte e entra de uma vez!

Filmes antigos e românticos que vão sempre bem com tardes de chuva no campo, mais um livro que " tenho" que ler, quer queira ou não!
Gostaram do programa?

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

ADVENT AND ANGEL SWAP

Hello Annika, I've got the mail from you, today. Yes, the package has arrived very well and the worst thing will be looking at the goodies and won't be able to open any of them ! Thank you. I've already send my goodies to you. I hope you like! I've forgot to photographe all things after being wrapped, I only have a photo before so I can't show you anything yet, I don't want to spoil the surprise!



Hoje há muitas novidades. Recebi no correio a encomenda da minha parceira no Advent Swap, que é a Annika, da Suécia. O engraçado é que só podemos abrir as prendinhas, uma por dia, a partir de Dezembro, já que é um calendário do Advento. Como podem ver nas imagens elas vêm todas numeradas.Duro é controlar a curiosidade e não abrir todas de uma vez, já!
Eu também já lhe mandei a minha encomenda mas esqueci-me de fotografar tudo embrulhado. Fotografei as 25 prendas que lhe mandei antes de embrulhar e como é óbvio agora não as posso mostrar para não estragar a surpresa! Espero que ela goste já que como ela escreve o blog dela em sueco e o tradutor do google é aquilo que a gente sabe, não dá para perceber muito bem de que é que ela gosta ou do que é que ela fala.

Já vos posso mostrar o que mandei à minha parceira no Angel Swap porque ela já recebeu a encomenda. É a Jennifer da Austrália que ainda por cima é uma designer destas coisas do patchwork. Já calculam como foi difícil fazer alguma coisa para ela? O que vale é que li lá pelo blog dela que gostava das revistas da Tilda e como também gosto, fiz-lhe um conjunto de coaster, tapa bule e saquinho para o chá. A crescentei uma caixa de cappuccino que parece ser a sua perdição, chocolates belgas, chá gold e um lindo anjinho para dar com o tema do swap!

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

TRICOT




Ando numa onda de cachecois.
Lá fora o vento sopra forte e ruidoso.
O frio está aí mas mesmo que não estivesse não fazia mal pois eu continuaria a fazer tricot na mesma. Devo-me ter saturado dos trapinhos porque ando com pouca vontade de trabalhar neles. Já as lãs...tão fofas, quentinhas, sabe mesmo bem! Se os cachecois vão ou não ser usados, já é outra conversa mas acho que estão tão giros que os vou usar mesmo.

Inspirei-me nesta revista. Sinceramente fiquei rendida aos encantos das revistas japonesas. A parte gráfica, as cores, a apresentação e as explicações claras em esquemas facilmente interpretáveis, deixaram-me cliente. Eu até nem tenho muita prática de trabalhar ao dedo mas tem coisas tão bonitas e práticas que qualquer uma se entusiasma.


Assim, fiz o cachecol azul de lã muito felpuda e fofa, nos poucos bocadinhos livres e acabei-o num instante. Achei o resultado tão bom que já comecei um novo, desta vez de uma lã menos peluda e cor-de-rosa, usando um outro ponto que fica com uma espécie de bolinhas em relevo, muito bonito.

Bom fim de semana a todas

terça-feira, 10 de novembro de 2009

ASSADO MEDIEVAL

Chegou finalmente o frio para nos reconciliar com a época. Estava a ver que este ano iamos passar o Natal de manga curta a beber refrescos numa qualquer esplanada das nossas praias.

Começo a andar mais calma, a identificar-me com a estação, a querer sacudir a moleza que o calor provocava. Nada melhor do que um bom assado quentinho, com o forno aceso a dar ambiente à cozinha, meio medieval e com um perfume de abrir o apetite.



A receita não é nada de novo. Uma boa pá de porco, à falta de javali, marinada de véspera em vinho tinto, louro, rosmaninho, alho, sal e paprika. Depois é por a assar com batatinhas à volta, castanhas descascadas e umas maçãs porta da loja, inteiras. Acrescenta-se o líquido da marinada e rega-se generosamente com azeite. Rectifica-se o sal e a paprika. Assa lentamente 2 horas.

Está bom de ver que o gosto medieval vem das castanhas em quantidade e das maçãs. Experimentem!

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

GINGERBREAD

Há já muito tempo que não me aventurava pelo mundo das bolachas. Na verdade quando os meus filhos eram pequenos tinha sempre uma lata de bolachas caseiras prontas para a lambarice. Fazia fornadas e fornadas de bolachas deliciosas e amanteigadas que iamos comendo ao longo da semana. Depois...eles cresceram, eu cansei-me das bolachas e pura e simplesmente deixei de as fazer.

Nas minhas andanças pelos blogs, tenho visto aqui e ali, bolachas e de repente lembrei-me das minhas, deu-me uma vontade enorme de voltar a faze-las e é o que vos trago hoje. Não as minhas porque já não sei onde pára a receita mas estas que tirei de um livro novo que se chama «Sabores requintados do mundo inteiro» e é só sobre pastelaria.



GINGERBREAD

250 gr de farinha
175 gr de manteiga
150 gr de açucar
2 a 3 colheres de café de gengibre ralado
raspa da casca de 1 limão
1 c de café de fermento em pó ( não usei)

Amassa-se rapidamente todos os ingredientes até obter uma massa homogénea. Deixa-se repousar num local fresco durante 1 hora. ( Eu deixei no frigorífico e deixei toda a noite).

Aquece-se previamente o forno a 180º C. Divide-se a massa em montinhos com os quais se forma um rolo. Corta-se o rolo em pedaços de 3cm e achatam-se com um garfo. Vai ao forno num tabuleiro, durante 12 min, com suficiente espaço para não se colarem umas às outras.

Desenganem-se que não sabem nada a Natal, só o nome é que o faz lembrar!

Cerca de 48Kcal/200kj por biscoito

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A CABANA

Acabei de ler «A cabana».
Aqueles que me costumam visitar por aqui sabem que não é o tipo de livro que costumo ler, não é o género nem o tipo de escritores que me seduzem.
Então como é que fui ler este livro?
Várias vezes peguei nele, na FNAC, folhei e voltei a pousá-lo. Ele está em grande evidência em todos os escaparates. De novo passava numa livraria e sentia-me atraída por ele. Voltava a manuseá-lo, a ler um pouco aqui e ali, e voltava a largá-lo.
Todos sabem que adoro neve, que o meu sonho seria viver 2 a 3 meses numa cabana aí para a Noruega ou Suécia, para ter a noção do tempo a passar, para sentir-me isolada do mundo e das suas "coisas" numa espécie de retiro espiritual e de encontro. Só comigo e com a minha família, sim, que eu não queria ir só! Pois, se calhar, era este desejo latente que me atirava para aquela capa azul, para aquele branco de neve e para o título sugestivo. Se repararem bem aquela capa irradia uma luminosidade cintilante, quase.


Acabei por ler o livro on-line.
Li-o e gostei.
O livro pede para não contarmos a história mas para divulgarmos a nossa opinião sobre ele. É o que vou fazer.
Na verdade é uma história dos nossos dias, uma tragédia que infelizmente acontece, demasiadas vezes nos últimos tempos, sobretudo no estrangeiro, o rapto e assassínio de uma criança. Um relato real, bem feito e que nos prende. Passam-se três anos e depois de algum mistério temos o pai da criança que regressa à cabana onde a tragédia se consumou. Depois, bem, depois temos um relato fantástico de Deus e da Trindade. Digo fantástico porque é das interpretações mais puras, poéticas e ...doces? Cativantes? Não sei classificar mas que nos toca completamente. E quem me conhece sabe que sou um rochedo, bem díficil de "tocar"!
Há um ou outro pormenor meio desconcertante, naif, próprio da cultura americana. Mas tirando esse facto e o de eu ter lido a tradução brasileira, o que tirou 1/3 da beleza ao texto, tenho a certeza que todos gostarão do livro. A história, independentemente das crenças religiosas, vale a pena ser lida, experimentem!


Não estive na neve em nenhum daqueles países que desejava, mas estive numa cabana.
Em vez de retiro espiritual, tive mais uma reflexão religiosa.
O tempo, esse passou rapidamente!
Ah, e não sei porquê mas ando a trautear o José Cid!



A maioria de nós tem suas próprias tristezas, sonhos partidos e corações feridos, cada um viveu perdas únicas, nossa própria "cabana".

Oferece uma das visões mais pungentes de Deus e de como ele se relaciona com a humanidade.


http://theshackbook.com/

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

ANGEL SAWAP

My package has arrived!
My Angel partner has sent me from Australia three lovely gifts. I'm absolutly deliciated with them. Look waht I won :
.

A wondeful and very useful cover for books. I don't know how she guess that I had not one and that I wanted one very much. It is so perfect, with so many nice colours!

I also won a sweet cissors cover so delicate and well stitched!


And....scharaaaaaaam! A beautiful bag. I didn't have one with this shape. It is so cute and with a fabric with flowers that I adore. I'm already using it with my tricot!


Thank you very much Narelle, you have made my day.You are a great quilter and I'm very fourtunated to have you with my Angel Swap partner. Thank you!


domingo, 1 de novembro de 2009

HE IS BACK!



Sabem o que isto significa?
Pois, já tenho máquina fotográfica e vou ter que arranjar frascos para as especiarias!