Apeteceram-me scones!
Daqueles ataques súbitos.
Daqueles ataques súbitos.
Eu que já não fazia scones há séculos tratei logo de ir para a cozinha já que as 5h se aproximavam.
Quase nunca lancho, já sei que é errado e que devia comer pouco e várias vezes, mas hoje, os scones com manteiga e doce de framboesa, acompanhados de chá de jasmim, souberam mesmo bem!
A receita é da Vaqueiro, como sempre modificada à minha moda.
SCONES
500 g de farinha, 1 colher de chá de sal (deitei menos), 1 colher de sopa de fermento em pó , 5 colheres de sopa de açúcar (só deitei duas), 40 g margarina (deitei 140g), 1 chávena de leite, 1 ovo (grande)
Liga-se o forno e regula-se para os 180°C.
Numa tigela mistura-se a farinha com o sal, o fermento e o açúcar. Derrete-se a margarina no micro ondas, ou sobre o lume, com o leite. Abre-se uma cavidade no meio da farinha e deita-se aí a margarina derretida com o leite e o ovo. Mexe-se rapidamente com uma colher de pau até os ingredientes estarem ligados. Deita-se a massa em montinhos, com a ajuda de uma colher ou fazendo bolinhas com as mãos, sem amassar (como eu fiz), sobre um tabuleiro de forno polvilhado com farinha e cozem-se durante 10 a 15 minutos no forno.
3 comentários:
Mnham mnham mnham... ía agora um scone quentinha com uma compota de maçã que tenho ali...
Beijocas***
Ando para fazer scones há algum tempo, experimentei uma vez mas depois nunca mais. Os teus ficaram mesmo perfeitinhos :)
Oh Cenourita, tinha-te convidado para o chá (e scones)com muito gosto! :)
Ameixa, experimenta esta receita que sai bem, esqueci-me de dizer que pincelei os scones com ovo batido.:)
Enviar um comentário