Andava há imenso tempo com vontade de experimentar fazer crumble. Já o tinha visto em imensas revistas de culinária, em programas de televisão, noutros blogues. Desta vez decidi-me e já que tinha umas maçãs "porta da loja", pequeninas e verdes, lá da quinta, a precisar de serem comidas, fui para a cozinha e experimentei, usando esta e aquela receita, modificando aqui e ali.
Não gosto de passas e não as usei. Achei que canela e vinho do Porto deviam ficar bem e por isso usei-os, adoro nozes e dupliquei a dose.
CRUMBLE DE AVEIA COM MAÇÃ
Ingredientes
1 1/2 chávena (chá) de aveia em flocos finos
100 g de manteiga
1 colher (sopa) de farinha de trigo
2 ou mais colheres (sopa) de açúcar mascavado
3-4 colheres (sopa) de nozes picadas
4 maçãs
suco de 1/2 limão
1 colher (sopa) de manteiga para untar
vinho do Porto e canela q.b.
Pré-aqueça o forno a 180°C (temperatura média).
Numa panelinha ou no microondas, derrete-se a manteiga.
Numa tigela, mistura-se a aveia, a farinha de trigo, o açúcar mascavado,a canela e as nozes. Junta-se a manteiga derretida e mistura-se com as mãos, fazendo uma farofa e reserva-se.
Descascam-se as maçãs, cortam-se ao meio e retiram-se as sementes. Fatia-se cada metade, formando meias-luas. Colocam-se numa tigela, regam-se com o suco de limão e mistura-se bem, para que não oxidem, nem fiquem pretas.
Unta-se uma forma refratária com manteiga e vão-se sobrepondo as fatias, todas no mesmo sentido.Borrifei com vinho do Porto. Espalha-se a farofa sobre as maçãs e aperta-se delicadamente. Cobre-se com papel-alumínio e leva-se ao forno por 10 minutos. Retira-se o papel-alumínio e deixa-se assar por mais 5 minutos ou até que a crosta de aveia esteja dourada. Serve-se quente ou frio.
Acho que é simplemesmente delicioso, para sobremesa ou pequeno almoço, saudável, fácil e rápido de fazer.
Decididamente a repetir, com maçã e outras frutas.