quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

MAIS LAMPREIA


Chegou a época das lampreias e, como cá em casa somos apreciadores, lá a cozinhei eu da maneira do costume, com a receita aqui.
Dizem que o ano vai seco, na Tv mostraram uma reportagem dos pescadores no rio Minho a queixarem-se de que este ano elas não subiam o rio por não distinguirem a entrada de água doce. Pode ser que sim, esta veio do rio Cávado e por lá não se queixavam.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

1º DOMINGO DE QUARESMA


QUARESMA- Período reservado para a reflexão e para a conversão espiritual.Todos os católico devem-se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. São convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal.Cada um deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.A quaresma vai  até à Páscoa, quando o Senhor ressuscita.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

TRICOT

Hoje foi dia de tricot!
Uma tarde maravilhosa de sol e calor passada em conversa amena, em troca de conselhos e ideias,tricotando,claro, junto de pessoas com os mesmos gostos.


Foi tempo também de mostrar, ver, fotografar os trabalhos lindos que cada uma tricotou. Aqui estão apenas alguns mas mostram bem a qualidade destas tricotadeiras do Porto!



E claro que não pude resistir às lindas cores das lãs da Filomena e trouxe para casa uma maravilhosa meada  "pea soup" e outra "oxblood" da Yarn Adventures. Digam lá que não são giras?


Já tenho em mente o trabalho que vou fazer com elas. Xailes/écharpes como este, que não cheguei a mostrar completo, e que deixo agora aqui a foto.Desta vez vou-me aventurar noutros pontos e modelos, se for capaz de os executar!


sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

GULODICES


Ainda imagens de um entrudo de excessos, não só da carne como também dos doces, na terça-feira gorda.
Brigadeiro (nada calórico,cof,cof,cof), bem fresquinho, com frutas variadas fatiadas e natas em Chantilly (usei só metade da quantidade), huuuuuuummmmmm que pecado!
Estava delicioso e, como a ementa tinha sido feijoada à transmontana, acabamos por desejar que quarta-feira de cinzas chegasse rápido, para retemperar o estômago com um jejum de sóbrio peixe e citrinos!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

MARDI GRAS


Depois de quatro dias excelentes de descanso e sol, chegou o tempo de regressar e voltar à rotina.
Levo comigo a delicadeza, o perfume e as cores das minhas flores para me animarem o resto da semana!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

TEA TIME

Apeteceram-me scones!
Daqueles ataques súbitos.
Eu que já não fazia scones há séculos tratei logo de ir para a cozinha já que as 5h  se aproximavam.
Quase nunca lancho, já sei que é errado e que devia comer pouco e várias vezes, mas hoje, os scones  com manteiga e doce de framboesa, acompanhados de chá de jasmim, souberam mesmo bem!


A receita é da Vaqueiro, como sempre modificada à minha moda.

SCONES

500 g de farinha,  1 colher de chá de sal (deitei menos), 1 colher de sopa de fermento em pó ,  5 colheres de sopa de açúcar  (só deitei duas), 40 g margarina  (deitei 140g), 1 chávena de leite,  1 ovo (grande) Liga-se o forno e regula-se para os 180°C. 

 Numa tigela mistura-se a farinha com o sal, o fermento e o açúcar. Derrete-se a margarina  no micro ondas, ou sobre o lume, com o leite. Abre-se uma cavidade no meio da farinha e deita-se aí a margarina derretida com o leite e o ovo. Mexe-se rapidamente com uma colher de pau até os ingredientes estarem ligados. Deita-se a massa em montinhos, com a ajuda de uma colher ou fazendo bolinhas com as mãos, sem amassar (como eu fiz), sobre um tabuleiro de forno polvilhado com farinha e cozem-se durante 10 a 15 minutos no forno.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

COMPRAS

Já começo a ficar um pouco saturada de estar enrolada no sofá com as minhas lãs (nos tempos livres,claro)!
Com tanto sol, mas sem nenhum calor, apetecem-me cores alegres, flores, viagens, férias.
Ai,ai, e ainda só estamos em Fevereiro...
Aqui ficam as minhas últimas compras, reflexo destes apetites tresloucados, que indiciam que, muito em breve, voltarei aos trapinhos e às criações em tecido. Será?...


Da Dotquilts, mandei vir a semana passada estes tecidos mais uns marcadores de lã e contadores de voltas, que me estavam a fazer falta para o tricot.

Ontem comprei estes no Pano pra mantas, que descobri aqui no Porto, eu que me lamentava toda de que não houvesse uma loja onde comprar tecidos para patchwork, na cidade. Estão a ver a minha perdição agora, não estão?


Para finalizar descobri este livrinho, que  folhei rapidamente antes de uma reunião, emprestado por uma colega, e apaixonei-me logo pelo sub-título «sobremesas para fazer entre 5 a 30 min». Fui logo procurá-lo à livraria, não encontrei na Leitura mas encontrei-o na FNAC e comprei-o na segunda-feira, por isso ainda não tive tempo de experimentar nada. 

domingo, 12 de fevereiro de 2012

JANELAS

"...Para mais realçar a beleza do quadro, vê-se por entre um claro das árvores a janela meio aberta de uma habitação antiga mas não delapidada — com certo ar de conforto grosseiro, e carregada na cor pelo tempo e pelos vendavais do sul a que está exposta. 
A janela é larga e baixa; parece mais ornada e também mais antiga que o resto do edifício que todavia mal se vê...
Interessou-me aquela janela.
Quem terá o bom gosto e a fortuna de morar ali?
Parei e pus-me a namorar a janela.
Encantava-me, tinha-me ali como num feitiço.
Pareceu-me entrever uma cortina branca. . . e um vulto por
detrás... Imaginação decerto! Se o vulto fosse feminino!... era completo o romance.
Como há-de ser belo ver pôr o Sol daquela janela!...
E ouvir cantar os rouxinóis!...
E ver raiar uma alvorada de Maio!...
Se haverá ali quem a aproveite, a deliciosa janela?... quem aprecie e saiba gozar todo o prazer tranquilo, todos os santos gozos de alma que parece que lhe andam esvoaçando em torno?"
Viagens na Minha Terra, Almeida Garrett



Esta não é uma janela, é o arco lateral de uma varanda, mas imagino que poderia ser bem assim a janela da Joaninha dos olhos verdes.
E apesar de ainda ser Fevereiro, já está assim, linda, toda florida e com um exército de abelhas que vêm contentes para o festim. Foi uma amiga que ma ofereceu e o marido de vez em quando dá-lhe uma poda para não invadir todo o espaço.
Entrancei-lhe umas luzinhas solares e à noite parecem pirilampos brilhantes que a tornam muito romântica.
Aqui sou eu quem aprecia toda a natureza e tiro todo o prazer tranquilo deste vale, não de Santarém mas do Neiva. Daqui também vejo o pôr-do-sol, ouço cantar a passarada e dou graças a Deus por tanta ventura!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

MACARONS DE BAUNILHA E DOCE DE LEITE


Hoje resolvi experimentar os macarons comuns, feitos com farinha de amêndoa.
Muito sinceramente prefiro os outros que fiz de avelã, o sabor é mais intenso e são mais crocantes.
O sabor da amêndoa dilui-se em tanto açúcar e quase nem se nota a baunilha.Usei para recheio doce de leite o que os tornou umas verdadeiras bombinhas de açúcar.
Pelo menos agora já sei que quando os quiser fazer será sempre de avelã.
A receita foi novamente copiada do blogue da Cláudia  que é sempre muito exacta e precisa nas explicações que dá, troquei foi o recheio.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

CRUMBLE DE AVEIA, MAÇA E NOZES

Andava há imenso tempo com vontade de experimentar fazer crumble. Já o tinha visto em imensas revistas de culinária, em programas de televisão, noutros blogues. Desta vez decidi-me e já que tinha umas maçãs "porta da loja", pequeninas e verdes, lá da quinta, a precisar de serem comidas, fui para a cozinha e experimentei, usando esta e aquela receita, modificando aqui e ali.
Não gosto de passas e não as usei. Achei que canela e vinho do Porto deviam ficar bem e por isso usei-os, adoro nozes e dupliquei a dose.


CRUMBLE DE AVEIA COM MAÇÃ
Ingredientes
1 1/2 chávena (chá) de aveia em flocos finos
100 g de manteiga
1 colher (sopa) de farinha de trigo
2 ou mais colheres (sopa) de açúcar mascavado
3-4 colheres (sopa) de nozes picadas
4 maçãs
suco de 1/2 limão
1 colher (sopa) de manteiga para untar
vinho do Porto e canela q.b.

Pré-aqueça o forno a 180°C (temperatura média).
Numa panelinha ou no microondas, derrete-se a manteiga.
Numa tigela, mistura-se a aveia, a farinha de trigo, o açúcar mascavado,a canela e as nozes. Junta-se a manteiga derretida e mistura-se com as mãos, fazendo uma farofa e reserva-se.
Descascam-se as maçãs, cortam-se ao meio e retiram-se as sementes. Fatia-se cada metade, formando meias-luas. Colocam-se numa tigela, regam-se com o suco de limão e mistura-se bem, para que não oxidem, nem fiquem pretas.
Unta-se uma forma refratária com manteiga e vão-se sobrepondo as fatias, todas no mesmo sentido.Borrifei com vinho do Porto. Espalha-se a farofa sobre as maçãs e aperta-se delicadamente. Cobre-se com papel-alumínio e leva-se ao forno por 10 minutos. Retira-se o papel-alumínio e deixa-se assar por mais 5 minutos ou até que a crosta de aveia esteja dourada. Serve-se quente ou frio.

Acho que é simplemesmente delicioso, para sobremesa ou pequeno almoço, saudável, fácil e rápido de fazer.
Decididamente a repetir, com maçã e outras frutas.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

XAILE KIRI

Ora aqui está o trabalho de algumas das minhas horas livres, durante esta semana: o xaile Kiri.
Vi-o ao pescoço de algumas das tricotadeiras do Porto, no passado sábado, e achei-o muito bonito mas complicado. 


Apesar das explicações que me deram, continuei a achá-lo bastante complicado porque uma coisa é fazer, outra coisa ver (neste caso ouvir) como se faz.
Vim para casa com aquela lã pumpkin, tão linda, a pensar no que iria fazer, vai daí, procurei na net e apareceu-me a explicação em português do dito cujo xailinho.
Foi na hora, comecei a fazê-lo e digo-vos já que continua a ser complicado. É preciso seguir o esquema escrupulosamente, carreira a carreira (são todas diferentes) e estar bem atenta.
No entanto acho que vale a pena o trabalho porque é um desafio daqueles que eu gosto e o resultado é bem bonito!