domingo, 31 de agosto de 2008
sexta-feira, 29 de agosto de 2008
PÃO DE MILHO
Usei sementes de sésamo normais em vez de pretas e não deitei hortelã seca porque só a tenho fresca e a Lídia explicou-me que esta é mais forte do que a outra.
Já era para ter experimentado este pão há mais tempo mas só agora se proporcionou. É tão bom que vou repetir mais vezes!
quarta-feira, 27 de agosto de 2008
CELEBRAR
A Marlene do Mar's Pincushion Diaries também comemora, neste caso aniversário do seu blog com outro giveaway!
Ruth do Quilt, flowers, purple também celebra o fim das suas férias, que está a chegar, com um giveaway!
Tami do Getting started quis oferecer também alguma coisa e escolheu a ecologia como motivo para o seu giveaway.
Como veêm qualquer motivo é bom para celebrar e oferecer alguma coisa.
Vão lá dar uma espreitadela! Quem sabe têm sorte e ganham...!
terça-feira, 26 de agosto de 2008
PROJECTOS
Gosto de experimentar fazer tudo o que vejo, mais isto e mais aquilo,o meu pai costuma dizer na brincadeira que "O que a minha filha vê com os olhos faz com as mãos", mas, ( há sempre um mas) tenho que acabar em X tempo aquilo em que me meto.
É como se o meu cérebro estipulasse um tempo determinado, consoante o trabalho, depois disso é certo e sabido que se não estiver pronto, fica encalhado passeando pelos armários da casa em saquinhos! Às vezes falta só um bocadinho, mas ficam assim mesmo!
Hoje terminei de bordar os 9 quadrados do Redwork Christmas, da designer Rosalie Quinlan. Falta lavar e passar a ferro mas não resisti a fotografá-los! São lindos, fáceis de bordar e agora levam patcwork à volta. Deu-me muito prazer bordá-los e vai ser óptimo vê-los prontos, no meu Natal. Não acham?
Today I've finished stitching the 9 blocks of Redwork Christmas pattern, from designer Rosalie Quinlan. I must wash and iron it but I couldn't resist to show photos from them! They are gorgeous, easy to stitch and now I only have to do patcwork. I had a lot of pleasure stitching and it will be wondefull to see it, in my Christmas. Don't you think so?
segunda-feira, 25 de agosto de 2008
BERINJELAS COM ESPINAFRES
Lavei duas berinjelas grandes e cortei-as aos cubos. Lavei um molho de espinafres e retirei-lhe só as folhas.
Aqueci um pouco de azeite com dois dentes de alho fatiados (não há prato onde eu não use alho ), cozinhei as berinjelas até ficarem moles,deitei duas colheres de Adjvar (molho de legumes que comprei no LIDL e precisava de gastar), pode ser outro qualquer ou até não levar.
Envolvi tudo, juntei os espinafres e deixei cozinhar só até eles abaterem Reguei co molho de soja e polvilhei com sementes de sésamo.
É um bom acompanhamento alternativo às saladas.
sábado, 23 de agosto de 2008
BOLOTAS!
quinta-feira, 21 de agosto de 2008
quarta-feira, 20 de agosto de 2008
PÃO DE CHOCOLATE
Coloquei na cataplana batatas, cebolas e pimentos às rodelas, em camadas alternadas. Coloquei bastante tomate aos bocados, sem pele e sem sementes, alho picado, malagueta e 1 folha de loureiro. Acamei o peixe por cima de tudo, reguei generosamente com azeite,temperei com sal, polvilhei com colorau e borrifei com um pouco de vinho branco. espalhei por cima um pequeno molho de salsa e fechei a cataplana. 30 a 40m depois estava pronto a servir. O maridão disse que estava 5 estrelas.
O filhote decidiu fazer un pãezinhos da revista «Pães e Bolos » e eu ajudei-o.Fizemos apenas metade da receita porque as quantidades que vêm na revista rendem 50 pães.
1 1/2 chávena de leite morno, 3 ovos, 1/2 chávena de óleo, 4 c.s. de açucar, 30gr. de fermento biológico fresco, 7 chávenas de farinha, 2 gemas para pincelar, 400 gr. de chocolate de leite para rechear.
No liquificador batem-se os ovos, o leite, o óleo, o açucar e o fermento biológico até ficar homogêneo ( eu mexi com uma colher, só ). A esta mistura vai-se juntando a farinha de trigo, mexendo vigorosamente e amassando até obter uma massa lisa que não cole nas mãos. Cobre-se com um pano e deixa-se descansar até dobrar de volume. Depois divide-se a massa em pequenas poções que se estendem com o rolo da massa. Cortam-se pequenos rectângulos e coloca-se no meio um pedaço de chocolate, enrola-se e fecham-se bem os bordos. Colocam-se numa assadeira e pincelam-se com a gema, vai ao forno 15 a 20m .
São mesmo bons para o lanche ou pequeno almoço, para a próxima deito-lhe uma pitada de sal na massa porque acho que faz falta.
segunda-feira, 18 de agosto de 2008
SWAP II
O prazo de envio ainda está longe mas para evitar o stress de última hora tenho dado um avançozinho aos trabalhos, já que estou em férias. Tem-me sabido bem sentar-me ao sol (ou à sombra, conforme os dias) a bordar e costurar.
Lembram-se dos tecidos que mostrei há tempos?
Pois, já fiz o saco para o Bag Swap da Linda, é o primeiro saco que faço mas fiquei bem contente com o resultado. Fiz uma alça pequena por onde passa uma alça mais comprida. Dá para trazer ao ombro ou para pendurar numa cadeira com os trabalhinhos. Não está bonito?
Espero bem que a pessoa que o vai receber goste dele, como eu gostei de o fazer! O bordado é simples, só a azul, mas penso que é o que condiz melhor com os tecidos.
Agora já estou a trabalhar para o Angel's swap e já vou começar também o Secret Santa Christmas. A minha mãe tem razão ... :)
sábado, 16 de agosto de 2008
BATATAS À MANEIRA!
- Para 4 pessoas, usei 10 a 12 batatas médias partidas aos quartos e dei-lhes uma fervura. Enquanto isso, cortei 2 cebolas às rodelas, 2 enormes tomates em meia-lua, meia dúzia de pimentos do Padrão, dizem que uns picam outros não ( os meus picam todos!), às tiras.
- Devia pegar no wok mas como ficou no Porto, peguei numa frigideira alta, deitei 2 c.s.de óleo e fritei as cebolas. A meio do processo juntei 2 c.s. de pimentão, 2 c.s.de farinha mexi até tostarem e reservei.
- Deitei mais 2 c.s. de óleo e fritei , um pouco, os pimentos ( teoricamente deviam deixar de picar, mas não deixaram ). Juntei-lhe as batatas escorridas, alourei-as um pouco, deitei os tomates e deixei apurar um pouco, juntei a cebola frita. Temperei com 2 pitadas de garam masala, uns borrifos de molho de soja, rectifiquei o sal e por fim salpiquei com salsa picada. Huuuuuummmm! Deliciosas!
quinta-feira, 14 de agosto de 2008
TERTÚLIA LITERÁRIA
Ler é, e sempre foi, uma paixão! Tinha três anos apenas e já vislumbrava que a leitura seria um passaporte para viagens e amigos incontáveis e, quando ia às compras com a minha avó, entrava na drogaria, ela sentava-me no balcão e eu punha-me a ler os rótulos da embalagens; O-mo, Ti-de...espertalhona soletrava e tudo! As pessoas à minha volta maravilhavam-se com o prodígio. Tão pequenina e já sabia ler! Pois, eu tinha e tenho é uma memória fotográfica!
Aos doze anos tinha já devorado tudo o que era próprio para a minha idade, Enid Blyton, Odete de Saint Maurice, Júlio Dinis etc. Então o meu pai deu-me autorização para ler as prateleiras de baixo de determinada estante. Eram esses os livros que eu lia de dia e dos quais já nem me lembro dos títulos...Porque à noite...Li às escondidas Stefan Zweig, Dostoievski, Baudelaire. Claro que não percebia aqueles " frissons" apaixonados mas, mais tarde, reli esses autores e entendi.
Percebem agora a minha dúvida? Que livro partilhar? Há livros que nos marcam terrivelmente consoante a idade em que os lemos ou a fase de vida por que passamos.
Assim, porque estou de férias e não tenho grande parte dos livros que amo perto de mim, resolvi comentar « A sombra do vento » de Carlos Ruiz Zafón, vencedor de alguns prémios, nascido em Barcelona e morador em Los Angeles onde colabora com alguns jornais.
A acção deste livro desenrola-se em Barcelona e atravessa diversas épocas, o pós guerra, a Guerra Civil espanhola e o Franquismo, dando-nos uma visão histórica e de costumes. Mas isso é só a paisagem...
O livro começa numa madrugada, com um pai que leva pela mão o seu filho, no maior dos segredos, ao cemitério dos livros esquecidos para que ele escolha um que terá que manter sempre vivo.
« - Este lugar é um mistério, Daniel, um santuário. Cada livro, cada volume que vês, tem alma. A alma de quem o escreveu e a alma dos que o leram e viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro muda de mãos, cada vez que alguém desliza o olhar pelas suas páginas, o seu espírito cresce e torna-se forte....»
Este adolescente escolherá, ao acaso, um livro maldito e deixar-se-á cativar de tal maneira pelo enredo que não descansará enquanto não resgatar o seu autor do anonimato. Este facto modificará para sempre a sua vida e arrasta-o para um labirinto de intrigas e segredos em que o passado se cruza com o presente, através de uma Barcelona obscura .
O amor está presente ao longo de toda a narrativa, numas personagens, alucinado e não correspondido; noutras, épico, ingénuo e puro; noutras ainda, doentio e vagabundo.
« Ao atravessar a sala na base da escadaria, Julian ergueu a vista e vislumbrou de raspão uma silhueta a subir com a mão no corrimão. Sentiu que se perdia numa visão.(...) Tinha sonhado com ela em inúmeras ocasiões, com aquela mesma escada, aquele vestido azul e aquela expressão no olhar de cinza, sem saber quem era nem por que lhe sorria.(...) Havia tempo que a aia tinha aprendido a reconhecer nos seus olhares o desafio e a arrogància do desejo: uma vontade cega de serem descobertos, de que o seu segredo fosse um escândalo apregoado e deixassem de se esconder nos cantos e desvãos para se amarem às apalpadelas. (...) Foi então que Julian conduziu Penélope até ao quarto de Jacinta no terceiro andar da casa. Despiram-se à pressa, com raiva e anseio, arranhando a pele e desfazendo-se em silêncios. Aprenderam os corpos um do outro de cor e enterraram aqueles seis dias de separação em suor e saliva...»
Surgem-nos personagens fantásticas, de uma densidade psicológica fascinante, que nos mantêm presos num suspense quase de narrativa policial, que nos levam a ler quase de um fôlego, página atrás de página.
Clara Barceló, cega e ninfomaníaca; Neri o professor de música e gigôlo; Fermin Romero de Torres, vagabundo resgatado à rua e que se revela um filósofo e braço direito de Daniel; Fumero, chefe da polícia que persegue tudo e todos como uma sombra derramando a sua raiva e esperando a sua presa com paciência de aranha; Nuria, tradutora e apaixonada infeliz de Julian; Miguel, o mais fiel dos amigos; Penélope e Bea as mulheres amadas por Julian e Daniel respectivamente; etc...
E, curiosamente, quanto mais Daniel investiga Julian Carax, o autor desconhecido do seu livro, mais a história que descobre se parece com a vida que ele próprio vai vivendo, num paralelismo que nos parece tão evidente que lhe adivinhamos o final trágico,... de um e de outro.
Mas seria demasiado óbvio para um romance tão bem construído!
É exactamente esta obstinada procura, esta fidelidade incorruptível deste jovem Daniel que levará a um desfecho inesperado que eu não vos vou contar, claro!
O autor deste livro tem um estilo único, uma linguagem forte, descrições pormenorizadas e poéticas. Irónico e até cínico na análise da vida. Hilariante e desconcertante quando menos esperamos.
Bea diz já no final da história « que a arte de ler está a morrer muito lentamente, que é um ritual íntimo, que um livro é um espelho e que só podemos encontrar nele aquilo que já temos dentro, que ao ler aplicamos a mente e a alma, e que estes são bens cada dia mais escassos.» Eu digo isto quase todos os dias na ânsia de motivar para a leitura.
Muito mais haveria a dizer mas acho que o post já vai longo demais. Espero ter conseguido aguçar-vos a curiosidade, suficientemente, para que tenham a tentação de ler o livro e, acreditem, é muito melhor do que eu o descrevi.
terça-feira, 12 de agosto de 2008
VERÃO
Comida!!!!... É que os ares do campo abrem o apetite! :)
Time is not good to the beach, to cold to the pool, there is no sun shining.... what can I do beside stitghing, stitching, stitching?
Food!!!! .....That's because country open the apetite! :)
segunda-feira, 11 de agosto de 2008
PRÉMIO
Com o Prêmio Dardos reconhecem-se os valores que cada blogueiro mostra cada dia no seu empenho por transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc…, que em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre as suas letras, entre as suas palavras.
domingo, 10 de agosto de 2008
SOPA DE TOMATE
sábado, 9 de agosto de 2008
BAG SWAP
Finnaly, I've decided what fabrics I will use in Linda bag swap. It's my first bag...we will see what I will be able to do...
sexta-feira, 8 de agosto de 2008
segunda-feira, 4 de agosto de 2008
SINFONIA
This words come to me when I sit down im my porch, stitching one of my works, listening all the birds of my farm plaing a lovely simphonie!
sábado, 2 de agosto de 2008
PRETEXTOS
Misturam-se todos os ingredientes mexendo bem. Coloca-se a massa numa forma untada com manteiga e enfarinhada, vai ao forno por 30 m (verificar com um palito se está cozido).
Our friends are always welcome and it’s always a good excuse to have a good meal and a chat all night long. Today’s menu was salad of figs with honey and cheese and fresh mussels for entry.
GIVEAWAY
May Britt is celebrating his 2 years blogiversary. She is having a giveawaything, so, if you want to participate run to her blog Abyquilt and leave her a comment. Her work is fabulous and you must run cause deadline finishes soon.