sexta-feira, 30 de maio de 2008

THANK GOD IT'S FRIDAY

Há semanas assim, parece que o trabalho nunca mais acaba, que surge de todo o lado e que não chegam 24h para fazer tudo o temos a fazer!
Bem nos queremos dividir entre trabalho, casa, marido, filhos, compras, mais trabalho e....um bocadinho para nós próprias ou passatempos, para não dar-mos em malucas!
E corre que corre, segunda acabou! Triiiiiiiiiimmm! 7 da manhã! Corre que corre - Oh! já é sexta! E não fiz tudo o que queria fazer...!
Ainda bem que amanhã é sábado! Vou dormiiiiiiiir sem o maldito despertador.
E as férias que não chegam para me desligar de tudo e fazer só o que me apetece!

Some weeks are like that, they never finish, work comes from every where and 24h isn't enougt to do all we have to do.
Work, house, husband, suns, shopping, more work... a little time for ourself to not freak out!
Monday runs way! Triiiiiiiiiiiiiiiiiim! Seven o'clock! Friday arrives! And I've not done everything I means to do...!
Tomorrow I'm going to sleep without the " damned "clock.
And holidays seem so far...!




quarta-feira, 28 de maio de 2008

SIMPLES E RÁPIDO



Hoje para a sobremesa do jantar fiz Clafoutis de cereja que copiei do blog da Fernanda. Muito rápido de fazer e muito saboroso, o tipo de sobremesa que eu gosto e que pode muito bem ser feita quando se tem visitas de surpresa.


Ingredientes :

200gr de farinha
120gr de açucar
1 pitada de sal
3 ovos
80 gr de manteiga derretida
250ml de leite
500gr de cerejas sem caroço

Aquece-se o forno a 200ºC e unta-se uma forma de tarte com manteiga.
Mistura-se a farinha com o açucar e o sal, adicionam-se os ovos, um de cada vez mexendo bem entre cada adição, junta-se a manteiga derretida, continua-se a mexer e por fim acrescenta-se o leite. Eu usei uma colher em vez da batedeira porque a massa é tão lisa e fácil de trabalhar que não achei necessário.
Colocam-se as cerejas no fundo da forma, cobre-se com a massa e vai ao forno por 30m ou até estar dourada.

Today I made a Cherries Clafoutis for dinner dessert. I saw it in Fernada blog. It's simple, quick and very good.
Ingredients:
200gr flour 120gr sugar a pinch of salt 3 eggs 80gr melted butter 250ml full fat milk
500gr cherries
Preheat the oven to 200°C and generously butter a 30cm tart dish.
In a large bowl, combine the flour, sugar and salt. Incorporate the eggs, one at the time, beating well after each addition. When the batter is smooth, mix with the melted butter. Then, gradually add the milk, mixing well, so no lumps form.
Scatter the pitted cherries into the prepared tarte dish and gently put the batter over. Bake for 30 minutes or until golden and quite firm .

terça-feira, 27 de maio de 2008

PROJECTOS


Se o tempo está mau para passear, serve lindamente para costurar.
Ontem foi bastante produtivo pois comecei e acabei uma das almofadinhas para alfinetes que vou mandar para a minha parceira no concurso de pincushion.
Já tinha feito uma mais moderna seguindo o molde da revista Fast & Fabulous Quilting Ideas mas não fiquei muito satisfeita com o resultado. Assim, inventei eu os moldes e fiz este leque.
O que acham, está suficientemente gira?
É que, como é a primeira vez que entro nestas "coisas", fico um bocado insegura quanto à qualidade do meu trabalho!








If the weather is not very nice to walk along, it's very good to stitch.
I did my fist pincushion with the
Fast & Fabulous Quitting Ideas pattern but I saw it wasn't good enough to the pincushion swap.
So, yesterday I've made the fan pattern by myself, chose the fabrics and...Voilá! I think it's very pretty. What do you think?
If anyone wants the fan pattern, e-mail me.I can send you it free.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

RAIN...AGAIN!


Alguém sabe onde anda o sol?
É que este tempo já se torna cansativo, anda toda a gente deprimida, constipada e faz-nos crer que estamos mais perto do Natal do que das férias.
Isto digo eu que até sou daquelas raras pessoas que gosta imenso de um dia de chuva bem morrinhento, de preferência com uma trovoada à mistura ou um nevoeiro nocturno para estar na caminha ao quente a ouvir a "ronca" do farol .
Até eu digo "enough is enough"!

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Pincushion...

Há já uns tempos que ando afastada dos trapinhos. Com a preocupação de decorar os quartos novos da quinta, não tenho feito patchwork. Agora vou ter mesmo que lhe pegar pois entrei no pincushion swap da Linda e vou ter que me despachar a pensar o que vou fazer e rapidamente pôr mãos à obra.
Já sei quem é a minha parceira mas não posso revelar quem é, tem que ser segredo até ao final. Vai ser bem divertido!

terça-feira, 20 de maio de 2008

SOPA ORIENTAL

Já não sei quem é que disse que, a cultura de cada um é o somatório de todas as vivências pessoais, de todas as aprendizagens, de todas as leituras, sedimentadas, depois do nosso cérebro ter limado as arestas do supérfluo. Se ninguém disse, digo eu!
Isto a propósito da minha maneira de cozinhar.
Leio imensos livros de culinária, receitas nos blogs,imensos almoços e jantares fora e depois ...vou para a cozinha e faço! Sem medidas, inventando o que me parece, juntando mais isto e mais aquilo e...muitos anos de experiência.
É por isso que quase nunca cito as minhas fontes, porque não tiro as receitas de lado nenhum. Quando tirar de algum lado eu referirei de onde.
Esta sopa foi feita na base do improviso e com o que havia disponível na dispensa.
É uma sopa boa para vegetarianos.

SOPA ORIENTAL
Fiz um refogado com cebola e azeite.
Juntei cogumelos laminados, como não tinha frescos foi de lata, e bambu fatiado.
Juntei ervilhas de quebrar, aos pedaços (as outras também servem) e cenouras cortadas aos palitos, ambas escaldadas.
Borrifei tudo com molho de soja, acrescentei água, rectifiquei o sal e acrescentei noodles. Deixei ferver, juntei um ovo batido aos poucos para ficar em farrapinhos e já está!

segunda-feira, 19 de maio de 2008

ARCO-ÍRIS

Esta Primavera anda muito envergonhada.

A temperatura nunca mais quer subir mas entre sol e chuva surgem-nos bonitas imagens.

Estas foram tiradas ontem ao vir da quinta por volta das 8h da tarde.


domingo, 18 de maio de 2008

CREPES!

O ar do campo abre o apetite!
E depois como não há nada para fazer num domingo à tarde, ainda se fica com mais fome.
Fui para a cozinha e rapidamente fiz estes crepes para o lanche, assim, meio de improviso.



CREPES :

  • 300gr de farinha
  • 3 ovos
  • 0,5l de leite
  • 60gr de manteiga

Misturei os ovos com a farinha e aos poucos fui juntando o leite para não fazer grumos. Derreti a manteiga no microondas e juntei ao preparado anterior. Devia deixar descansar meia hora mas não deixei e ficou bom na mesma. Numa frigideira anti-aderente deitei bocadinhos de manteiga e duas conchas ( pequenas ) de massa que espalhei suavemente por toda a superfície da frigideira. Deixei fritar e virei com uma espátula. Repeti a operação para cada novo crepe.

Barrei os crepes com doce de framboesa ( os meus doces que fiz no Verão passado ), dobrei em quatro e cobri com molho de groselhas ( das minhas ),que descongelei no microondas e às quais juntei duas colheres de açucar.

Foi um lanche rápido, ficaram óptimas e passou-nos a fome. Se sobrar massa dá para guardar no frigorífico, é só acrescentar um pouco mais de leite na altura de a usar.


sexta-feira, 16 de maio de 2008

SINAS!

Quem visita o meu blog já deve ter reparado ou pensado que eu sou a "maluquinha da musica" pois não consigo escrever nada que não ponha lá música para acompanhar.
É evidente que gosto de música. Se olho para trás e recordo os momentos mais marcantes da minha vida eles surgem-me sempre ligados a esta ou àquela músca.
O inverso também acontece. Às vezes ouço uma música qualquer e de repente sou sugada no túnel do tempo e vejo-me anos antes, numa situação bem diversa.
É como se a minha vida tivesse uma trilha musical (como os filmes)!
A explicação é simples diz-me a minha mãe que três dias depois de ter nascido, regressaram a casa comigo e que eu vinha ao colo do meu pai. Mal entraram em casa a 1ª coisa que o meu pai fez, foi ligar o rádio ( não havia televisão) e encostar -me ao aparelho, para eu ouvir melhor a música. Não sei se rodopiou comigo pela casa ou não (hei-de-lhe perguntar), também estaria assim explicada a minha queda para a dança!
Acho que anos mais tarde deve ter lamentado imenso este seu gesto, quando na minha adolescência rebelde me fechava no quarto, com a músuca em alto som e ele me perguntava "quem tinha batido àqueles tipos".
Felizmente a geração dos nossos filhos usa os headphones. Agora quem "berra" somos nós para nos fazermos ouvir!

quinta-feira, 15 de maio de 2008

FRIENDS!

Os amigos são como as pedras preciosas, raros, valiosos e nunca são demais!
Tenho uma amiga, muito amiga que de há uns tempos para cá, iniciou uma viagem solitária...mascarando o que lhe vai na alma, qual navio engalanado de luzes e bandeirinhas, lentamente largou o cais, com ar de festa, pelo mar dentro...
Eu bem aceno do cais tentando dizer que estou ali, que quero ir com ela...para o que der e vier...Mas ela recolheu as amarras e os passadiços e vai-se afastando. No entanto, está bem ao meu lado!

Já é antiga mas sempre actual!

quarta-feira, 14 de maio de 2008

NOSTALGIAS...

Estamos no tempo das romarias e festinhas populares por todo o lado, foi a Srªda Hora, agora é o Sr. de Matosinhos (ontem mais precisamente). Talvez por isso me tenha dado a nostalgia e recordei os tempos em que ia (era eu pequena) com toda a família, à Srª da Ribeira e a minha avó fazia uma lauta merenda para no fim das cerimónias fazermos picnic por lá, uma vez que, na altura, não havia um restaurante em cada esquina. Vai daí, deu-me vontade de ovos verdes, que já não comia há muito tempo!Faziam sempre parte da ementa e juntamente com os bolinhos de bacalhau eram os meus preferidos. Ora como os ovos também abundam cá por casa ( as galinhas também produzem bem ) e nunca sei o que lhes hei-de fazer, fui directa à cozinha e meti mãos à obra. São muito bons!




OVOS VERDES:

Cozem-se os ovos e em seguida descascam-se.
Deixam-se arrefecer e partem-se ao meio, no sentido do comprimento.
Tiram-se as gemas cozidas para uma taça e reservam-se as claras cozidas.
Esmagam-se as gemas com um garfo e misturam-se com salsa muito bem picada.
Junta-se um ovo inteiro, sal e pimenta e mexe-se tudo.
Com a ajuda de uma colher pequena enchem-se as metades das claras cozidas.
Bate-se uma clara, com um garfo, só para ficar com espuma mas não em castelo ( é por isso o garfo ) .
Passam-se os ovos recheados por esta espuma e vão a fritar.

Servi com uma salada de alface, canónigos, rúcula, tomate, nozes e sementes de sésamo e ainda arroz de tomate

terça-feira, 13 de maio de 2008

PARABÉNS!

E na quinta é a época das flores também....



Este ramo bem fresquinho é dedicado à filhota que faz hoje anos. Muitos, muitos parabéns!

Alguém disse " Quando se oferecem flores fica-se sempre com um pouco de perfume nas mãos"!

segunda-feira, 12 de maio de 2008

ERVILHAS E FAVAS!

Quando leio no blog da Fernanda que sempre que vai buscar a sua cesta orgânica tem uma trabalheira tão grande para arrumar todos os produtos que se questiona porque o continua fazendo ao longo de 11 anos, não posso deixar de sorrir porque, interiormente, compreendo perfeitamente de que é que ela está a falar!

De uma maneira diferente, pois sou eu que produzo, vivo o mesmo problema, há 6 anos, desde que comprei a quinta, todas as segundas-feiras pois tenho que arrumar todas as coisas que trago de lá

E a natureza não doseia as coisas!

Quando é a época das nabiças são doses enormes de nabiças, na época dos pêssegos são cestos e cestos de pêssegos, já para não falar das toneladas de kiwis. Tento ir comendo tudo, distribuindo por pais e amigos e transformando em doces e afins, acreditando que vale a pena porque são fruto do nosso empenho, são produtos biológicos e muito mais saborosos do que os comprados

Chegou a época das ervilhas de quebrar e das favas!


sexta-feira, 9 de maio de 2008

SEITAN COM LEGUMES!

Chegou o fim de semana e a filhota também...
Fiz-lhe seitan com legumes e estava tudo muito bom! A receita é invenção minha.

Seitan com legumes

Courgette, cogumelos, lentilhas vermelhas, cebola, alho e obviamente o seitan.

Fiz um esturgido de cebola e alho, juntei os cogumelos frescos cortados às fatias, em seguida a courgette cortada aos cubos e as lentilhas. Deixei fritar um pouco até libertar algum suco, juntei o seitan cortado às rodelas, sal, água e piri-piri. Deixei estufar um pouco para as lentilhas ficarem tenras e ...voilá!

Acompanhei com arroz branco e uma salada de alfaces variadas, rúcula, tomate, rabanetes, polvilhada com sementes de sésamo e temperada, tradicionalmente, com sal azeite e vinagre.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

SEM TEMPO!


Há dias assim, em que o trabalho é tanto que não sabemos para onde nos virarmos...
E o tempo que não ajuda nada!

segunda-feira, 5 de maio de 2008

LA BELLA PASTA!


E já está!...Cozinhei a massa que fiz ontem e ficou maravilha!
Esparguete com molho de quatro queijos.
Para mim a versão light com ovos mexidos, cogumelos e salsichas; para o filhote acompanhada de carne assada.
Para o marido? Não gosta, diz que massa só no bolso. Por isso fiz-lhe umas favas com chouriço, carne e batatas novas assadas.
A filhota só está conosco ao fim de semana ( e é vegetariana ).



Favas com chouriço:

As favas são da minha horta. Colho-as ainda pequenas, quase sem grão porque as preferimos assim. Corto-as aos bocados depois de lhes tirar as pontas para puxar os fios e junto-as a um esturgido de cebola e chouriço, deito sal, um pouco de água, tapo e deixo estufar. Quando já estão tenras polvilho com farinha, mexendo bem.

FIM DE SEMANA.

O tempo por acaso não esteve mau, tirando um aguaceiro ou outro à noite e pela manhã (como estava a dormir não fez grande diferença)o fim de semana foi óptimo.
Sábado foi dia de amigos, percebes e pézinhos de coentrada que se prolongou pela noite dentro com toda a gente a montar móveis ikea para os quartos novos.
Autentica fábrica de montagem! E vivam os amigos, os verdadeiros!
Domingo, eu e a filhota, resolvemos fazer esparguete e tagliatelle. Amassamos tudo na máquina do pão e passámos na máquina da massa. Depois foi colocar nos "estendais" improvisados e esperar que secasse. Ficou muito bem!

Para a massa:
farinha
1 ovo por cada 100gr de farinha
sal fino
um pouco de água se necessário






E ainda a fotografia do mais novo da matilha. Ainda não tem nome, aceitam-se sugestões,e não estão muito nítidas porque ele não está quieto e acha a máquina uma coisa esquisita!




sexta-feira, 2 de maio de 2008

FERIADO

Hoje aproveitei o feriado e fui â quinta matar saudades. Apetecia-me ficar por lá uns dias a descansar e a não fazer nada!
A natureza explodiu em cores, flores e cheiros...


E depois mais três dos meus cães...
O REX


O JOE


e o ZÉZÉ



Claro que amanhã volto para lá, passar o fim-de-semana. Oxalá esteja bom tempo!